SAMBAS-ENREDO PODEM SER FERRAMENTAS PARA ENSINAR HISTÓRIA E LITERATURA EM SALA DE AULA
HISTÓRIA E LITERATURA EM SALA DE AULA
Os enredos das escolas de samba possuem uma profunda relação com a história e
a cultura do Brasil, o que torna os sambas-enredos um bom recurso didático para os
professores na hora de explicar conteúdos de história, geografia e até literatura.
É o que acontece desde 2014 com os alunos do ensino médio da
Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Todos os anos, os estudantes são desafiados a analisar um samba-enredo
que verse sobre as contribuições das culturas do povo negro e indígena.
a cultura do Brasil, o que torna os sambas-enredos um bom recurso didático para os
professores na hora de explicar conteúdos de história, geografia e até literatura.
É o que acontece desde 2014 com os alunos do ensino médio da
Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Todos os anos, os estudantes são desafiados a analisar um samba-enredo
que verse sobre as contribuições das culturas do povo negro e indígena.
“Cada ano, escolhemos uma temática diferente para estudar,
conta o atual coordenador do projeto, Eduardo Wagner.
“Os alunos refletem sobre a letra, os significados das palavras,
a forma como a cultura afro-indígena se manifesta e aspectos históricos,
para assim, no final transformarem tudo o que
aprenderam em uma performance artística”, descreve.
conta o atual coordenador do projeto, Eduardo Wagner.
“Os alunos refletem sobre a letra, os significados das palavras,
a forma como a cultura afro-indígena se manifesta e aspectos históricos,
para assim, no final transformarem tudo o que
aprenderam em uma performance artística”, descreve.
A mestra em história e pesquisadora do tema,
Helena Cancela Cattani explica tal essa nova maneira de trabalhar com os sambas-enredo:
“o estudante percebe que a aprendizagem vai além do livro didático,
passando a relacionar elementos externos à escola também
como momentos para obter informação.
O samba-enredo permite relacionar esse conhecimento formal recebido
dentro das escolas com uma vivência”, justifica.
Já Wagner enxerga um cunho pedagógico na própria forma como o samba-enredo é construído pelas escolas de samba. “Há a pesquisa do tema, que pode ser histórico ou social. Na sequência, esse conteúdo é transformado em uma obra artística audiovisual, que será apresentada como espetáculo”, descreve. Wagner afirma que o samba não é um recurso que fica restrito às aulas de história. Para estudar o romantismo, por exemplo, é possível utilizar o samba-enredo da Beija-Flor em 2017, Iracema. Confira no vídeo abaixo e aprenda um pouco mais sobre a história da virgem dos lábios de mel:Helena Cancela Cattani explica tal essa nova maneira de trabalhar com os sambas-enredo:
“o estudante percebe que a aprendizagem vai além do livro didático,
passando a relacionar elementos externos à escola também
como momentos para obter informação.
O samba-enredo permite relacionar esse conhecimento formal recebido
dentro das escolas com uma vivência”, justifica.
https://www.youtube.com/watch?v=4OD9UHlIHXs
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